Como melhorar meu listening em inglês

como melhorar meu listening

Atualmente, todos reconhecem a importância de dominar o inglês, sobretudo para conseguir melhores oportunidades de ingressar e evoluir no mercado de trabalho. Em um mundo globalizado, os empregadores priorizam muito essa questão do idioma.

Se você está tentando aprender inglês, é possível que esteja se perguntando repetidamente: como melhorar meu listening?. O listening é uma habilidade bem importante, que merece uma atenção especial. Confira a seguir algumas dicas para desenvolvê-la com mais tranquilidade e eficiência.

 

Ouça inglês o máximo possível

Pode ser nas músicas, séries de TV, filmes, vídeos na internet e tudo mais que você conseguir. Mesmo para quem está começando a explorar esse idioma agora e entende apenas algumas (poucas) palavras, criar o hábito de ouvir é fundamental. Assim, pouco a pouco você vai se familiarizando com a pronúncia dos vocábulos e como uma palavra acaba se “emendando” na outra em uma frase.

Não tenha medo de se expor ao inglês em vários momentos do seu dia, independente do quanto você consegue compreender no início.

 

Não se assuste quando não entender

É perfeitamente normal não compreender algumas coisas que você ouve em inglês, especialmente se estiver no início da sua empreitada. Lembre-se que, algumas vezes, você não entende nem mesmo algo em português que é dito em um primeiro momento, mesmo sendo a sua língua materna.

Quando não entender, continue ouvindo, porque pode ser que o contexto torne aquele trecho indecifrável dispensável. Se desejar, ao final daquele vídeo ou música, volte ao que não entendeu para tentar novamente. O importante é não desistir.

 

Foque na pronúncia

Quanto melhor for o seu domínio da pronúncia, melhor será também o listening. Esqueça aqueles materiais didáticos que você usou na escola, porque é bem possível afirmar que eles focavam muito na gramática. Procure livros que ensinem você a pronunciar as palavras.

 

Noticiários em inglês

Procure vídeos de telejornais apresentados em inglês e assista. Eles costumam abordar temáticas do cotidiano, então, vão ajudar você a entender contextos importantes e corriqueiros, que provavelmente vão ser necessários se um dia você viajar para o exterior ou enfrentar qualquer situação em que precise se virar no inglês.

 

(crédito da imagem: pixabaycom)

[fruitful_sep]

aulas gratuitas de inglês

 

Como melhorar meu listening em inglês
Rate this post